Por que cumprir os 1O mandamentos de Deus?

1. Eu sou o Senhor, seu Deus, não há outro Deus diante de mim;
2. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
3. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
4. Guardarás um dia da semana para santificar;
5. Honra a teu pai e a tua mãe;
6. Não matarás;
7. Não adulterarás;
8. Não furtarás;
9. Não dirás falso testemunho;
10. Não cobiçarás o que pertence ao seu próximo.

Os 1O mandamentos são parte da Antiga Aliança com o Senhor. Agora na Nova Aliança, que é Jesus Cristo, temos novos mandamentos a serem cumpridos.

"Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:35-40. No Antigo Testamento o mandamento era não haver nenhum Deus diante do SENHOR e não cobiçar nada do seu próximo. Agora Jesus estabeleceu estes dois: é preciso, além de tudo isso, amar a Deus acima de todas as coisas e o seu próximo como a si mesmo. O grande mandamento é o AMOR.

"E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento." 1 João 3:23. Mais! É preciso CRER no NOME de Jesus e amar uns aos outros conforme Ele nos ensinou. "Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" 1 João 5:5. A resposta para a pergunta está aqui: "Sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4:4. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus, porque é maior a presença de Deus em nossos corações do que a presença do Príncipe Deste Mundo nas coisas profanas. E temos uma promessa ao nosso favor: "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." 1 João 5:11.

"Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:8 e 15-17. Eis aqui mais um: não amar o mundo e as coisas que nele há. Amar somente a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não amar as coisas materiais, as posses, o ouro e a prata, mas: "Ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:19-21. Então, se o seu coração estiver nas coisas desse mundo, você não pertence ao reino dos céus, porque o reino de Jesus não é deste mundo.

O que ganhamos cumprindo os mandamentos do Senhor?

Misericórdia
E faço misericórdia a milhares dos que me amam 
e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:6.

Amor de Deus e Sua Manifestação
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele 
que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21.

Comprovação de que conhecemos o Pai
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos." 1 João 2:3.

Qualquer coisa que pedirmos
E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos  
os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:22.
Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
João 14:23
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele
João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele
João 14:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário