Uma nova perspectiva de I Coríntios 13

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:8.
No versículo acima está explícito o fato de que o sentimento mais importante que o homem pode  ter é o amor. Porque o amor nos aproxima da presença divina, simplesmente pelo fato de que o SENHOR é amor. E se Ele é composto inteiramente por amor, então, aqui temos I Coríntios 13:

"Deus é sofredor, é benigno; Deus não é invejoso;
Deus não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses,
Não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça,
Mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê,
Tudo espera, tudo suporta."
I Coríntios 13:4-7.

Deus sofre vendo as obras de Suas mãos, Seus filhos se entregando aos prazeres do mundo e se desviando de Seus caminhos. Mas, apesar disso, Deus é benigno, e estende Sua destra para todos. Em momento nenhum Ele sente inveja de alguém, simplesmente porque Ele não precisa. Ele é perfeito, é Rei, é o Senhor, Criador de Todas As Coisas, o Todo-Poderoso.

Deus não trata nenhum pedido com leviandade, como se nós não fossemos importantes para Ele. Nós somos completamente essenciais para Ele, cada um de nós. Mas temos também o nosso livre arbítrio, e para tomarmos posse de todas as promessas de Deus para nossa vida, precisamos nos render totalmente ao Seus pés. E Deus não se orgulha por isso! Não se orgulha por ser o SENHOR, acima de todas as coisas, Ele quer a Sua felicidade, quer a Sua vida prospera em todas as áreas, e isso só é possível com Ele.

Deus não age com indecência, Ele é completamente fiel: "Mas se, na verdade, ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários." Êxodo 23:22. Ele não busca apenas o Seu interesse, Ele atende os pedidos de seus filhos e cumpre todas as Suas abundantes promessas. Deus não se irrita com o que fazemos, mas se entristece. Ele não suspeita mal, mas espera que nós, os Seus filhos O busque e O ame acima de todas as coisas. E Deus nunca deixa que a injustiça prevaleça, ao contrário, Ele folga com a verdade.

Deus sofre vendo Seus filhos caindo em pecado, Deus acredita no potencial de cada um deles, Deus espera o tempo certo, porque: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1. E Deus suporta TUDO, todas as nossas palavras contra Ele, todas as nossas ações contra nós mesmos e o nosso próximo. Não há dúvidas. Deus é amor!

2 comentários:

  1. É bom saber que ainda temos vidas preocupadas
    com um Evangelho mais centrado em Cristo e em
    Seus ensinamentos do que em um modelo de igreja
    onde coisas valem mais que pessoas, pessoas essas
    pelas quais Jesus se entregou na cruz.

    Abraço
    E quando puder nos visite:
    www.napazdoraboni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que nos torna cristãos é a nossa fé
    e o ouvir a Palavra de Deus. Precisamos
    estar praticando os mandamentos do Pai,
    não importa qual for a nossa igreja, mas
    que a nossa crença se baseie em que
    Jesus é o Rei e Salvador deste mundo.

    Obrigada pela visita.
    Liberdade No Sangue

    ResponderExcluir